COMO FUNCIONA O Windows
Parte 3

Menu

Um menu é composto de uma lista de itens de menu, grande parte dos quais são comandos para o seu aplicativo. Alguns itens de menu podem ligar e desligar opções do aplicativo (tais como negrito ou itálico), ou ainda, podem ser nomes de outros menus (menus que possuem submenus) os quais apresentam uma lista adicional de comandos. Para acionar uma opção do menu, basta selecioná-la e pressionar a tecla Enter.

Existem, basicamente, dois tipos de menu no Windows: menus pop-up e menus pull-down. A diferença essencial entre eles está no modo de navegação. Nos menus pull-down (que são as opções na barra de menus), você usa as setas para a direita e para a esquerda, nos menus pop-up você usa as setas para cima e para baixo para selecionar os comandos.

Botão de comando

Você pressiona um botão de comando (também conhecido simplesmente como botão) para iniciar uma ação, como por exemplo, confirmar ou cancelar um comando. Os botões de comando são, normalmente, retangulares e possuem um rótulo que pode ser um texto ou um desenho (você pode imaginá-los como sendo as teclas do seu telefone). Os botões OK, cancelar e ajuda são os botões de comando mais comuns. Muitas vezes existe um botão com uma propriedade especial na janela, é o chamado botão default, que será automaticamente pressionado quando você teclar o Enter em qualquer lugar da janela. Quando um botão for o Controle com o foco de entrada (o Controle selecionado), basta pressionar a barra de espaço para executá-lo.

Área de texto

Uma área de texto, também conhecida como Controle de texto editável, é uma janela retangular na qual você edita textos. Ela fornece suporte básico às funções de inserção e edição de textos. Essas áreas de texto podem ter uma única linha ou permitir que um texto de várias linhas possa ser editado. Um exemplo de utilização da caixa de texto é o momento em que você abre um documento em seu processador de textos. Normalmente, uma caixa de diálogo aparecerá contendo uma área de texto na qual você escreve o nome do documento que você quer abrir.

Caixa de lista

Uma caixa de lista apresenta uma lista de opções à sua escolha, tal como uma lista de nomes de arquivos, cores ou estilos de fonte disponíveis. As caixas de lista são muito utilizadas para oferecer um grande volume de opções ao usuário. Você pode selecionar um item de uma lista usando o mouse ou as setas do teclado.

Pressione ENTER para retornar a página anterior.Pressione ENTER para retornar ao Menu. Pressione ENTER para avançar para a próxima página.