MODEM




A palavra Modem vem da junção das palavras modulador e demodulador.Ele é um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital em uma onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefônica, e que demodula o sinal analógico e o reconverte para o formato digital original.

É utilizado para conexão à Internet, BBS ou a outro computador.

O processo de conversão de sinais binários para analógicos é chamado de modulação/conversão digital-analógico. Quando o sinal é recebido, um outro modem reverte o processo (chamado demodulação). Ambos os modems devem estar trabalhando de acordo com os mesmos padrões, que especificam, entre outras coisas, a velocidade de transmissão (bps, baud, nível e algoritmo de compressão de dados, protocolo etc.).

O prefixo Fax se deve ao fato de que o dispositivo pode ser utilizado para receber e enviar fac-símile.

Tipos de modems

Basicamente, existem modems para acesso discado e banda larga.

  • ADSL
  • Os modems para acesso discado geralmente são instalados internamente no computador (em slots PCI) ou ligados em uma porta serial.

  • Placa de Modem Interna
  • Os modems para acesso em banda larga podem ser USB, Wi-Fi ou Ethernet. Já os modems ADSL diferem dos modems para acesso discado porque não precisam converter o sinal de digital para analógico e de analógico para digital.

O sinal é transmitido sempre em digital (ADSL – Asymmetric Digital Subscriber Line).




Pressione ENTER para retornar a página anterior. Pressione ENTER para retornar ao Menu.