HTTP




HTTP significa HyperText Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Hipertexto). O HTTP é o protocolo usado para a transmissão de dados no sistema World-Wide Web.

Cada vez que você aciona um link, seu browser realiza uma comunicação com um servidor da Web através deste protocolo. Protocolo, para esse caso, é um padrão de escrita para que periféricos se entendam.

Imagine que dois computadores projetados por engenheiros que jamais se viram na vida precisam se entender. Como fazer isso? Criando padrões.

Na nossa própria linguagem do dia a dia temos diversos padrões estabelecidos. Sempre que alguém diz “tchau”, você entende que a conversa acabou, isso é um padrão, um protocolo. Quando você digita um endereço no navegador, ele precisa enviar alguma coisa para algum lugar dizendo que você quer ler alguma coisa.

Imagine agora que você digitou o endereço do Google: www.google.com.br. Seu navegador prepara uma carta, literalmente, para o servidor onde fica o site do Google. Seu navegador vai envelopar essa carta e enviar ao servidor do Google que você solicitou. Essa carta é tecnicamente conhecida como “X”. A solicitação será feita ao servidor do Google, que atenderá a solicitação conhecida como “X”.




Pressione ENTER para retornar a página anterior. Pressione ENTER para retornar ao Menu.