HTML




  • Hyper é o oposto de linear. Nos tempos antigos, quando o mouse era apenas um hardware, os programas de computadores rodavam linearmente: quando o programa executava uma ação, tinha que esperar a próxima linha de comando para executar a próxima ação e assim por diante de linha em linha.


  • Com o HTML as coisas são diferentes – você pode ir de onde estiver para onde quiser. Exemplificando: não é necessário que você tenha visitado o site MSN.com antes de visitar o site HTML.net.

  • Text é texto.


  • Mark-up significa marcação e é o texto que você escreve. Você cria a marcação da mesma forma que escreve em um editor seus cabeçalhos, marcadores, negrito etc.


  • Language significa linguagem e é exatamente o que HTML é: uma linguagem. A linguagem HTML usa muitas palavras do inglês. HTML é a "língua mãe" do navegador (Internet Explorer, Firefox etc.).

Resumindo uma longa história, o HTML foi inventado em 1990 por um cientista chamado Tim Berners-Lee. A finalidade inicial era tornar possíveis o acesso e a troca de informações e de documentação de pesquisas entre cientistas de diferentes universidades. O projeto inicial tornou-se um sucesso jamais imaginado por Tim Berners-Lee.Ao inventar o HTML, ele lançou as fundações da Internet tal como a conhecemos atualmente. HTML é uma linguagem que possibilita apresentar informações (documentação de pesquisas científicas) na Internet.

Aquilo que você vê quando abre uma página na Internet é a interpretação que seu navegador faz do HTML.

Exemplo de código em HTML:

<HTML>
<head>
<title>teste</HTML>
<head>

<body>

<p>Isso é um teste<p>

</body>
</html>




Pressione ENTER para retornar a página anterior. Pressione ENTER para retornar ao Menu.