Acessando sites com certificados de segurança (cadeado)

O Internet Explorer 8 oferece múltiplos recursos de segurança inter-relacionados para ajudar a proteger o computador contra malware (códigos mal-intencionados ou softwares indesejados, incluindo worms, vírus, adware e spyware).

Entre as proteções de segurança dinâmicas do navegador estão os meios de proteção para ajudar a assegurar que as informações pessoais não caiam nas mãos de websites fraudulentos ou enganosos.

Note a presença do cadeado de segurança (ao navegar pela página, logo após a barra de endereços, o Virtual Vision falará “Relatório de segurança, botão de ação”). Isso indica que estamos num ambiente seguro.

Se você pressionar Enter nesse botão, serão exibidos detalhes sobre o site (leia essas informações pressionando a seta pra baixo).

Exemplos de sites que terão cadeado de segurança: bancos, como o Bradesco.com.br, sites de e-mail e sites de comércio eletrônico.

Se por acaso acessarmos um site com problemas de segurança, o Internet Explorer é capaz de identificar essa condição e nos mostrar que o site não é seguro. Logo após a barra de endereços, encontraremos o botão “Erro do certificado”. Pressionando o botão direito do mouse, novamente poderemos ler detalhes sobre o certificado.

Algumas empresas utilizam certificados compartilhados. Trata-se de uma prática comum de empresas que possuem diversos domínios, ou prestam serviços de Internet e hospedagem de sites, que, para baratear custos, expõem seus dados a grandes riscos.

Pressione ENTER para retornar a página anterior. Pressione ENTER para retornar ao Menu.