Mapeamentos para identificação de objetos

Os mapeamentos para identificação de objetos servem para “rotular” objetos não acessíveis em uma janela.

Quando você focalizar um objeto usando a tecla Tab e o Virtual Vision não falar o nome deste objeto (o objeto pode ser um botão gráfico sem nada escrito, por exemplo), basta fazer um mapeamento para detecção deste objeto e você poderá definir a mensagem a ser falada sempre que o mesmo for focalizado.

Na página “Detecção de objetos”, na janela de edição de mapeamento, você encontrará uma lista de objetos mapeados e uma série de botões para criar novas identificações, editá-las ou removê-las.

Na janela de edição para detecção de objetos, você deverá determinar o objeto que deseja identificar usando o botão “Selecionar um objeto na tela” (leia mais sobre isso no tópico “Selecionando objetos e áreas na tela”).

Feito isso, determine a mensagem a ser falada quando este objeto for focalizado na caixa de texto “Mensagem”. Se desejar você pode, ao invés de escrever uma mensagem, selecionar uma área da tela que deverá ser falada (para isso, use o botão “Selecionar área da tela”).

Várias opções extras estão disponíveis nesta janela:

  • Falar também nome do objeto: falará junto com a mensagem especificada por você o nome do objeto caso ele o forneça.

  • Falar também valor do objeto: falará junto com a mensagem especificada por você o valor do objeto caso ele o forneça.

  • Falar também descrição do objeto: falará junto com a mensagem especificada por você a descrição do objeto caso ele a forneça.

  • Falar texto existente dentro do objeto: falará junto com a mensagem especificada por você todo o texto escrito dentro do objeto.

  • Falar informações do objeto antes de dizer a mensagem indicada: falará todas as informações das opções anteriores que estiverem marcadas antes de falar a mensagem que você determinou.

  • Ao recuperar texto do objeto, falar apenas o texto marcado como selecionado: ao usar esta opção junto com a opção “Falar texto existente dentro do objeto”, somente a parte selecionada do texto escrito dentro do objeto será falada.

  • Avisar automaticamente quando texto nesta posição for modificado: fará com que o Virtual Vision monitore este objeto e sempre que o seu conteúdo for alterado, este será falado (útil especialmente para avisar quando mensagens aparecem em barras de status).

  • Usar este mapeamento apenas se o objeto não contiver descrição: apenas usará esta identificação caso o objeto não forneça seu próprio nome ao Virtual Vision (ou seja, apenas usa sua mensagem caso o Virtual Vision não descubra o nome do objeto).
  • Usar este mapeamento para todos os objetos com mesmo “pai”: faz com que todos os objetos que pertençam a um mesmo container usem esta mesma identificação (por exemplo, se você mapeou um item de lista, todos os itens desta lista usarão este mapeamento).

  • Usar este mapeamento para todos os objetos com mesma aparência: fará com que este mapeamento seja usado para qualquer objeto que tiver a aparência idêntica a este; útil especialmente quando mapeando botões gráficos, se o botão se repetir em vários lugares da tela, você não precisará mapear todos eles. Basta mapear um deles e marcar esta opção.
Você também pode definir condições sobre as mensagens na tela para que um mapeamento seja validado. Isso é útil especialmente quando utilizado com a opção “Avisar automaticamente quando texto nesta posição for modificado”, pois fará com que apenas textos que satisfaçam uma condição sejam falados. Para criar uma condição deste tipo, você deve identificar a área da tela a ser monitorada pelo Virtual Vision (use o botão “Selecionar área da tela” para fazer a seleção), e em seguida determinar as condições a serem aplicadas ao texto encontrado nesta área, que podem ser: “conter um texto”, “ser iniciado por um texto”, “ser terminado por um texto”, “conter palavras inteiras” (que é o mesmo que “conter um texto”, mas com a restrição de que o início e o fim deste texto apareçam como palavras isoladas e não partes de outras palavras). Algumas opções extras permitem determinar como a comparação será processada. São elas:
  • Lista de textos separada por ponto-e-vírgula: indica que o texto da condição digitada pelo usuário contém várias expressões separadas por ponto-e-vírgula. Neste caso, basta que uma das expressões indicadas satisfaça a condição para que a condição seja aceita.

  • Diferenciar maiúsc. / minúsc.: indica se a comparação levará em conta diferenças entre caracteres maiúsculos e minúsculos.

  • Ignorar espaços iniciais e finais: retira espaços em branco do texto capturado da tela antes de executar a comparação.
Para a simples identificação de objetos, recomendamos o uso do comando de mapeamento expresso do objeto sob o mouse (tecla Alt + Num *). Com ela, basta posicionar o cursor do mouse sobre o objeto em foco (usando o comando Num 4) e ao disparar o comando de mapeamento expresso escrever a mensagem que deseja para aquele objeto.

Pressione ENTER para retornar a página. Pressione ENTER para retornar ao Menu da Apostila de Word Pressione ENTER para avançar a página.