Virtual Vision e o IBM Via Voice

O Virtual Vision contém diversas adaptações que permitem um trabalho em harmonia com o IBM Via Voice.

Estas adaptações vão desde comandos que permitem a correta configuração e treinamento inicial do Via Voice para que ele se adapte à sua voz, até um modo especial de trabalho do Virtual Vision denominado “modo de acompanhamento de ditado” que permite a você saber o que o Via Voice está escrevendo na tela e lhe possibilita a execução de correções no texto durante o ditado usando também comandos de voz.

Instalação e configuração do Via Voice usando o Virtual Vision

Na primeira vez em que você executar o Via Voice será necessário que você leia um texto para que o sistema de reconhecimento de voz dele se adapte à sua voz. Isso representava até hoje um grande obstáculo para deficientes visuais, já que era necessário saber qual parte do texto apresentado na tela o Via Voice estava esperando que você falasse.

Para resolver este problema, a tecla de leitura de status do Virtual Vision (Num 9) foi adaptada para ler na janela de treinamento do Via Voice apenas o texto ainda não reconhecido.

Desta forma, para treinar o Via Voice você terá apenas que pressionar a tecla Num 9, ouvir um pedaço do próximo texto que deverá ser lido (eventualmente pressionar Ctrl para que o Virtual Vision interrompa a leitura), e repetir este pedaço de texto. Repita este procedimento constantemente até que todo o texto tenha sido lido por você.

Uso e configuração do sistema de acompanhamento de ditado

O modo de acompanhamento de ditado é um recurso do Virtual Vision que permite que você ouça tudo o que o Via Voice estiver escrevendo na tela enquanto você dita um texto.

Para ativar ou desativar o modo de acompanhamento de ditado, você deve pressionar as teclas Ctrl + Alt + Windows + Scroll Lock.

O modo de ditado só funciona adequadamente quando você estiver usando a opção de ditar diretamente para um aplicativo no Via Voice. Uma dica importante é não instalar as macros de ditado do Via Voice para o Microsoft Word (desabilite esta opção no programa de instalação do Via Voice), caso contrário o modo de acompanhamento de ditado não funcionará dentro do Word.

As opções no item “Modo de acompanhamento de ditado” dentro do menu “Avançado” do painel de controle definem o comportamento do modo de acompanhamento de ditado. Estas opções são:

  • Manter teclas de controle: ao entrar em modo de acompanhamento de ditado, não altera as teclas de controle em uso (não utilize esta opção se estiver usando o layout de teclas de controle “normal” do Virtual Vision, isso gerará problemas de incompatibilidade e os textos serão escritos de forma errada pelo Via Voice).

  • Desativar teclas de controle: desabilita todas as teclas de controle do Virtual Vision enquanto o modo de acompanhamento de ditado estiver ativo.

  • Usar um layout alternativo para teclas de controle: quando você entrar em modo de acompanhamento de ditado, um layout de teclas de controle diferente será usado pelo Virtual Vision. Você deve escolher qual é o layout a ser usado na caixa combinada logo abaixo desta opção.

  • Desativar leitura de teclas e palavras: esta opção é altamente recomendada para o modo de acompanhamento de ditado. Em primeiro lugar porque você não conseguiria acompanhar a leitura de teclas e palavras conforme o Via Voice as escreve na tela (pois isso é feito de forma muito rápida) e depois, porque isso impediria que você ouvisse a locução do texto escrito pelo Via Voice quando o Virtual Vision o falar.

  • Repetir texto ditado quando ocioso: fará com que o texto escrito pelo Via Voice na tela seja lido quando este programa parar de escrever textos por mais de 2 segundos. Em outras palavras, enquanto você estiver ditando um texto, o Virtual Vision ficará calado e quando você parar será dito tudo que o Via Voice escreveu enquanto você estava falando.

  • Interromper leitura ao continuar ditado: fará com que, se você voltar a ditar um texto enquanto o Virtual Vision estiver falando o que o Via Voice acabou de escrever, a leitura do novo texto ditado não interrompa a leitura do texto anterior, ou seja, os textos serão acumulados pelo Virtual Vision e nenhuma parte do que foi escrito deixará de ser falada a você.
Uma informação importante é que, para interromper a leitura de um texto quando o modo de acompanhamento de ditado estiver ligado, você deverá pressionar a tecla Ctrl duas vezes ao invés de uma única vez.

Um comando bastante importante que você precisará usar é o da leitura do status do Via Voice. Este programa apresenta uma barra de status onde informa ao usuário quando ele não conseguiu entender um comando falado ou quando precisa que você repita alguma coisa dita e até mesmo dicas de como operá-lo. Quando o modo de acompanhamento de ditado estiver ligado, o Virtual Vision fará a leitura automática desta barra de status sempre que uma nova mensagem aparecer nela. Além disso, você poderá pedir para que ela seja lida novamente a qualquer hora; basta para isso pressionar a tecla Num 9 duas vezes rapidamente.

Pressione ENTER para retornar a página. Pressione ENTER para retornar ao Menu da Apostila de Word Pressione ENTER para avançar a página.