Virtual Vision e o Microsoft Office

Como o Virtual Vision interage com o Microsoft Office

A obtenção de informações de textos nos aplicativos do Microsoft Office pode ser realizada pelo Virtual Vision de duas maneiras distintas: da maneira tradicional, consultando o banco de dados que o Virtual Vision mantém de todos os textos escritos na tela ou através do sistema de automação do Microsoft Office, que permite ao Virtual Vision se comunicar diretamente com os aplicativos da Microsoft e obter dados diretamente deles.

Qual destes sistemas é o melhor? A resposta depende do que você deseja fazer.

Você pode selecionar através das opções do grupo “Obtenção de informações no Microsoft Office” (que se encontram no menu “Avançado” do painel de controle), para quais aplicativos do Microsoft Office o Virtual Vision deve usar o sistema de automação para obter informações.

A grande vantagem do sistema de automação é que com ele o Virtual Vision consegue acesso a uma série de informações que de outro modo seriam impossíveis de se obter. Logo, a automação lhe dará maior quantidade de informações e também informações mais precisas no caso de documentos com layouts ou formatações complexas. Em contrapartida o sistema de automação é um método mais lento de obtenção de informações, o que em alguns casos pode criar problemas de desempenho.

Nos próximos tópicos você conhecerá as vantagens e desvantagens do uso da automação em cada aplicação do Microsoft Office.

Dicas de uso do Virtual Vision com o Microsoft Word

A vantagem do uso da automação para obtenção de informações no Word é que, se o documento possuir um layout complexo (caixas de texto suspensas, multi colunas etc), as informações faladas pelo Virtual Vision permanecerão sempre precisas. Caso contrário, a leitura de linhas inteiras pode apresentar alguns problemas (misturando textos de diferentes colunas ao ler uma linha, por exemplo). Além disso, você não terá uma série de informações complementares que são faladas pelo Virtual Vision durante a navegação em um texto do Word, como será explicado mais adiante.

IMPORTANTE:

A obtenção de informações de formatação no Word quando usando o sistema de automação pode comprometer seriamente o desempenho do Virtual Vision. Recomendamos que se você estiver utilizando as opções de informação de mudança de formatação de texto, informação de mudança de endentação de texto ou alteração de voz de acordo com a formatação do texto, desligue o uso do sistema de automação para o Microsoft Word.

Sempre que você estiver selecionando um texto, o texto selecionado será obtido através do sistema de automação.

Se o uso do sistema de automação para o Microsoft Word estiver ligado, você terá algumas informações complementares quando navegando em um texto:

  • Sempre que a página atual mudar durante a navegação, você será avisado.
  • Sempre que você entrar ou sair de uma tabela, você será avisado.
  • Sempre que você mudar de célula dentro de uma tabela, será falado o número da linha ou coluna da tabela onde você se encontra.
  • Se você mudar de célula em uma tabela usando a tecla TAB, o conteúdo desta célula será lido automaticamente.
  • Sempre que você entrar ou sair de uma caixa de texto suspensa, você será avisado.
Os seguintes comandos do Virtual Vision adquirem funções especiais no Microsoft Word:
  • Num 8: quando pressionado duas vezes rapidamente lhe dirá informações de formatação muito mais detalhadas.
  • Ctrl + Num 9: informa a página, linha e coluna atuais. Se você estiver dentro de uma tabela, esta informação lhe será dita. Caso você esteja usando o modo de visualização de texto “Normal” no Word, as informações de página e linha atual serão indefinidas, uma vez que o próprio Word não consegue determiná-las neste tipo de visualização.
  • Ctrl + Num 1: informa o cabeçalho.
  • Alt + Num 1: informa o rodapé.
IMPORTANTE

Agora o Virtual Vision informa com um “beep” quando o MS-Word encontrou um erro ortográfico ou gramatical para fazer isso basta marcar a opção “Alerta para Erros Ortográficos e Gramaticais no Word” que está no grupo “Obtenção de Informações no Microsoft Office” dentro do menu “Avançado”. Ao mudar de linha, se a nova linha contiver qualquer erro ortográfico ou gramatical você será avisado. Ao mudar de palavra, você será avisado se esta palavra específica contém um erro.

A utilização deste recurso no Word 2000 pode causar pequenas instabilidades no próprio Word devido a limitações dos corretores ortográficos mais antigos. Versões mais recentes do Word não produzem tais problemas.

Dicas de uso do Virtual Vision com o Microsoft Excel

Para o Microsoft Excel, é conveniente que você sempre utilize o sistema de automação, tendo em vista que você sempre precisará de informações avançadas sobre as células por onde você navega (qual o identificador da célula atual, se existe um comentário associado, se existe uma fórmula associada, quais as referências de linha e coluna se ela pertencer a uma tabela, etc.).

Os seguintes comandos do Virtual Vision adquirem funções especiais no Microsoft Excel:
  • Num 5: fala o texto da célula atual.
  • Ctrl + Num 5: fala a fórmula associada à célula atual.
  • Alt + Num 5: fala o cabeçalho ou referência para a célula atual se ela fizer parte de uma tabela. Se a função “Inserir / Nome” do Excel tiver sido usada para definir o nome de um intervalo de células do qual a célula atual faz parte, este nome será lido. Caso contrário, o Virtual Vision procurará a referência mais provável para a célula atual.
  • Ctrl + Alt + Num 5: fala o comentário associado à célula atual.
  • Num 6 (2x): ao pressionar este comando duas vezes rapidamente, será exibida uma lista de todos os gráficos disponíveis na planilha atual. Ao selecionar um gráfico e pressionar a tecla Enter, o mesmo será focalizado pelo Excel e você poderá navegar pelos seus elementos como barras, eixos, rótulos, etc, usando as setas. Pressionando o comando Num +, você receberá a leitura dos dados representados no gráfico.
  • Num 8: quando pressionada duas vezes rapidamente lhe dirá informações de formatação muito mais detalhadas.
  • Ctrl + Num 9: informa o identificador da célula atual (por exemplo, A1, B5, etc) além do nome da planilha em edição. Se uma seleção de células estiver ativa, informa a célula inicial e final da seleção.
Além disso, os seguintes comandos estarão disponíveis:
  • Ctrl + Alt + seta para cima: lê todas as células (da coluna atual) visíveis na tela desde a margem superior da planilha até a posição da célula atual.
  • Ctrl + Alt + seta para baixo: lê todas as células (da coluna atual) visíveis na tela desde a posição da célula atual até a margem inferior da planilha.
  • Ctrl + Alt + seta para esquerda: lê todas as células (da linha atual) visíveis na tela desde a margem esquerda da planilha até a posição da célula atual.
  • Ctrl + Alt + seta para direita: lê todas as células (da linha atual) visíveis na tela desde a posição da célula atual até a margem direita da planilha.
Ao entrar em modo de edição em uma célula do Excel (pressionando a tecla F2), o Virtual Vision lhe avisará que você está entrando em modo de edição.

Dicas de uso do Virtual Vision com o Microsoft Outlook

O uso do sistema de automação para obtenção de informações no Microsoft Outlook permite que uma série de informações extras sejam obtidas pelo Virtual Vision sobre mensagens, compromissos, tarefas, anotações e contatos conforme você os seleciona.

Além dos dados básicos sobre cada um destes itens, você terá as seguintes informações:

Ao selecionar uma mensagem: serão falados diversos detalhes sobre ela como, por exemplo, se possui anexos, quantos são os anexos, se a mensagem não foi lida, se sua prioridade é diferente do normal (alta ou baixa), se tem atributo de ser uma mensagem privativa ou confidencial, se possui alguma sinalização de acompanhamento e se possui opções de votação associadas a ela.

Ao selecionar um compromisso no calendário: será falado se o compromisso selecionado ainda não foi lido por você, se a reunião tem atributo de ser online, se o compromisso foi cancelado, quem o está organizando, sua prioridade, confidencialidade, se você o aceitou, recusou ou aceitou provisoriamente, até quando uma resposta sobre aceitação ou não deve ser dada, se contem anexos e quantos eles são, quais são os participantes obrigatórios e opcionais da reunião.

Ao selecionar uma tarefa as informações dadas serão: se a tarefa ainda não foi lida por você, qual a sua prioridade e confidencialidade, se contém anexos e quantos eles são, se a tarefa contém um alarme de lembrete configurado, se a tarefa foi ou não aceita por você e se foi ou não delegada a você por outra pessoa.

Ao selecionar um contato: será falada a prioridade, confidencialidade, se contém anexos e quantos eles são, telefone comercial (caso o horário atual esteja entre 8 da manhã e 7 da noite) ou telefone residencial (nos demais horários).

Após falar todos estes detalhes, o próprio conteúdo do item selecionado será lido automaticamente (o corpo da mensagem no caso de e-mails e textos associados nos demais casos).

Note que todas essas informações lhe serão oferecidas sem nem mesmo você precisar abrir estes itens, basta selecioná-lo nas listas do Outlook e tudo será lido automaticamente.

IMPORTANTE:

Alguns modos de visualização do Outlook, especialmente em relação a calendários são muito pouco acessíveis e podem criar dificuldades de navegação para você, especialmente na versão XP do Outlook. Recomendamos que você utilize o modo de visualização “Compromissos Ativos” para verificar seu calendário.

O Outlook 2000 com o Service Pack 2 ou superior, impõe limitações na coleta de informações do Virtual Vision, deste modo ao selecionar um item de qualquer lista do Outlook, será lido pelo Virtual Vision apenas o que estiver sendo exibido na tela em cor de seleção.

Dicas de uso do Virtual Vision com o Microsoft PowerPoint

O sistema de automação também é recomendado na edição e visualização de slides do PowerPoint, uma vez que muitas informações sobre slides só podem ser obtidas por este sistema.

Uma série de comandos especiais do Virtual Vision assume funções especiais quando acionados dentro do PowerPoint:

  • Num +: informa detalhes do objeto selecionado dentro de um slide: seu nome, o link para onde aponta (se houver algum) e o ângulo de rotação do objeto.
  • Num Ponto: lê o texto do slide atual.
  • Alt + Num Ponto: lê o slide atual detalhadamente, fala o texto contido nele, informa as figuras que fazem parte dele, o tipo de layout e as anotações associadas a ele.
  • Num 8: quando pressionada duas vezes rapidamente lhe dirá informações de formatação muito mais detalhadas.
  • Ctrl + 9: fala o número do slide atual.
Dicas de uso do Virtual Vision com o Microsoft Access

O Virtual Vision não obtém nenhuma informação do Microsoft Access através do sistema de automação, portanto você não encontrará nenhuma opção no painel de controle par ativar ou desativar o uso de automação na obtenção de informações do Access.

Entretanto, é relevante destacar alguns comportamentos especiais do Virtual Vision dentro do Microsoft Access:

  • Sempre que você estiver em uma tabela, e mudar de coluna será falado automaticamente o nome da coluna atual seguido do conteúdo da célula atual da tabela.

  • Ao pressionar Ctrl + Num 9: será lido o número do registro atual da tabela.

Pressione ENTER para retornar a página. Pressione ENTER para retornar ao Menu da Apostila de Word Pressione ENTER para avançar a página.