Opções para normalização de texto

A normalização de texto consiste em alterar o texto a ser falado de forma a incluir nele informações adicionais ou alterá-lo de forma que se torne mais inteligível.

O Virtual Vision oferece uma extensa gama de opções para normalização de texto que podem ser acessadas no menu “Leitura de Textos” do painel de controle. São elas:

  • Pronunciar linhas vazias: transforma as linhas vazias de um texto na frase “Linha vazia”, desta forma, ao ler um texto você saberá onde existem ou não linhas vazias dentro dele.

  • Pausa entre linhas: faz uma pausa de 1 segundo a cada mudança de linha de um texto.

  • Informar mudança de endentação: se habilitada, sempre que houver mudança de endentação de uma linha (distância do início da linha em relação à margem esquerda da janela) a nova endentação será falada. A medida da endentação é dada sempre em centímetros (leia mais sobre isso no tópico: “Informações sobre fontes, endentação e capitalização de texto”).

  • Informar mudanças de fonte ou atributos: inclui informações sobre as mudanças de fonte no texto (leia mais sobre isso no tópico: “Informações sobre fontes, endentação e capitalização de texto”).

  • Soletrar números: sempre que houver um número em um texto ele não será lido de forma extensa, mas soletrado número a número.

  • Ignorar zeros à esquerda: ao falar números todos os zeros à esquerda serão ignorados.

  • Informar repetição de caractere maior que 3 vezes: esta é uma opção bastante importante. Ela permite que seqÜências de caracteres repetidos que atrapalham bastante a leitura de textos sejam retiradas do mesmo. Sempre que um caractere se repetir mais de 3 vezes, o caractere será falado apenas uma vez, seguido da informação sobre a quantidade de vezes que ele se repete.

  • Cortar sequências de caracteres repetidos: esta é uma alternativa à opção anterior. Se ela estiver marcada, qualquer seqüência de caracteres repetidos será eliminada e o caractere que se repete será falado uma única vez (sem ser seguido da informação de quantas vezes ele se repete).

  • Informar mudança de capitalização: durante a leitura de um texto indica quando começam seqüências de letras minúsculas ou de letras maiúsculas (leia mais sobre isso no tópico: “Informações sobre fontes, endentação e capitalização de texto”).

  • Informar pontuações: esta é mais uma opção bastante importante, ela faz com que as pontuações existentes em textos (pontos, vírgulas, dois pontos, etc) sejam verbalizadas ao invés de apenas produzirem pausas na leitura.

  • Informar mudança de capitalização ao digitar: ligando esta opção, ao soletrar qualquer texto a entonação da voz será alterada para falar letras maiúsculas. As características de voz utilizadas serão as mesmas selecionadas na opção “Diferenciação de Voz de acordo com formatações / Letras Maiúsculas”.

  • Detectar capitalização em modo Verbose: ligando esta opção ao repetir o último texto falado em modo Verbose (usando o comando Ctrl + Num 7), informações sobre mudança de letras maiúsculas e minúsculas também serão faladas.

  • Ignorar Caracteres: permite que uma lista de caracteres seja ignorada ao falar Um, texto. Todos os caracteres digitados nesta caixa de texto serão ignorados durante a leitura de um texto. Esta opção é especialmente útil quando utilizada em conjunto com a opção “Informar Pontuações”, para que sejam lidas apenas algumas pontuações relevantes para o tipo de aplicação sendo utilizada.

Pressione ENTER para retornar a página. Pressione ENTER para retornar ao Menu da Apostila de Word Pressione ENTER para avançar a página.